Rio Sousa

Afluente da margem direita do rio Douro. Com origem em Felgueiras, o seu escoamento anual médio é de 455,9 hm3, tem quatro bacias elementares e uma área de bacia de 555,142 km2.
Numa garganta do vale do Sousa, junto a Recarei, existe o Santuário da Nossa Senhora do Salto, lugar desde há muito venerado. Reza a tradição que um Cavaleiro, em perseguição do Diabo encarnado num veado, terá saltado impetuosamente sobre um abismo, naquele mesmo lugar. Ao cair, clamou pela proteção da N. Sra. que, por milagre, fez depositar cavalo e Cavaleiro, sãos e salvos, na outra margem (ainda hoje se podem observar, no local, as marcas das ferraduras do equídeo). Como agradecimento, o cavaleiro terá mandado construir a pequena capela em honra da Nossa Senhora do Salto.
A paisagem é deslumbrante ao longo de todo o vale do rio e há falésias de escalada nas duas margens onde a rocha predominante é o xisto.
Na margem direita deste rio desenvolveu-se o concelho de Paredes.
Como referenciar: Rio Sousa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 08:37:28]. Disponível na Internet: