Robert Adam

Arquiteto escocês, Robert Adam, filho de William Adam, um famoso arquiteto de Edimburgo, nasceu em 1728, em Kirkcaldy na Escócia, e morreu em 1792, em Londres. Estudou nesta cidade mas cedo abandona os estudos e viaja com o seu irmão James (1730- 1794) para França, onde ambos aprendem arquitetura com Charles-Louis Clérisseau, um arquiteto famoso na época. Nas suas viagens por França e, sobretudo, Itália, visitou os monumentos clássicos da época romana que viriam a ser a fonte inspiradora da sua obra.
Robert Adam foi, juntamente com os seus irmãos, o criador do"Estilo Adam", um estilo baseado em modelos clássicos no qual sobressaem as colunas de mármore, as pilastras ornamentadas, os painéis de estuque, os frontões e uma preferência pelas cores suaves. Associado a Sir William Chambers, arquiteto inglês (1726-1796) que foi tutor de arquitetura do rei, produziu diversos trabalhos para a Coroa Britânica.
Entre as suas obras conta-se a remodelação do palácio dos duques de Northumberland, a biblioteca de Kenwood e a Home House, considerada a sua melhor realização.
A sua influência chega a Paris e outras cidades da Europa.
Como referenciar: Robert Adam in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 10:59:25]. Disponível na Internet: