Robert Cailliau

Engenheiro belga, nascido a 26 de janeiro de 1947 na cidade de Tongeren, Bélgica, Robert Cailliau frequentou a Universidade de Ghent, onde em 1969 se formou em Engenharia Eletrónica e Mecânica. Em 1971, nos Estados Unidos da América, concluiu uma pós-graduação em Engenharia de controlo, informação e computadores, pela Universidade do Michigan.
No ano seguinte e até novembro de 1973 trabalhou como professor assistente no Laboratório de Computação Híbrida e de Controlo, altura em que foi chamado a cumprir o serviço militar obrigatório, no exército belga.
Em dezembro de 1974 Robert Cailliau começa a trabalhar para o CERN, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear, e em 1987 torna-se coordenador da divisão de gestão de dados dos sistemas informáticos daquela entidade.
Dois anos mais tarde, no final de 1989, Cailliau é colocado na divisão ECP (de Eletrónica e Computação para a Física), e, no ano seguinte, propõe em colaboração com o seu colega Tim Berners-Lee um sistema de hipertexto para facilitar o acesso à documentação do CERN.
Este sistema levou à formulação de um modelo para uma rede de informação global, e, ao ser liberado para o domínio público pelo CERN, ao aparecimento da World Wide Web.
Em 2005 Robert Cailliau abandona o seu trabalho na Organização Europeia para a Investigação Nuclear, encerrando um currículo em que constam ainda o livro Como a Web nasceu: a história da World Wide Web (escrito em parceria com James Gillies, e editado em inglês, francês e italiano, no ano 2000), e uma série de distinções, dentre as quais se destacam dois títulos honorários pelas universidades de Southern Cross e Ghent, a medalha "Genève Reconnaissante", ou a de "Comandante da Ordem do Rei Leopoldo", atribuída em 2004 pelo rei Alberto II da Bélgica.
Como referenciar: Porto Editora – Robert Cailliau na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-28 11:11:08]. Disponível em