Robert Rodriguez

Realizador e argumentista norte-americano, Robert Anthony Rodriguez nasceu a 20 de junho de 1968 em San Antonio, no Texas. Fascinado desde cedo pelo cinema, usou alguns dos seus muitos irmãos como atores dos primeiros pequenos filmes que fez ainda adolescente. Em 1991, fez Bedhead, uma original curta-metragem em 16 mm que venceu diversos prémios e lhe abriu muitas portas. No mesmo ano, passou cerca de um mês a servir de cobaia para um estudo médico, ganhando assim parte substancial do orçamento (7000 dólares) da sua primeira longa-metragem, El Mariachi. Inicialmente pensado para o mercado de vídeo hispânico e filmado em apenas duas semanas na fronteira entre o México e os EUA, o filme impressionou pela energia e estilo, tendo acabado por ser adquirido pela Columbia Pictures que o distribuiu por todo os EUA.
Em 1994, estreou-se na TV realizando, escrevendo e montando o telefilme Roadracers (Rebeldes do Asfalto), e no ano seguinte realizou uma das histórias de Four Rooms (Quatro Quartos), intitulada "The Misbehavers". Ainda em 1995, produziu, escreveu, realizou e montou a sequela de El Mariachi, Desperado, com Antonio Banderas e Salma Hayek, filmado no mesmo local do anterior, mas com um orçamento muito superior. Em 1996, realizou o extravagante filme de terror From Dusk Till Dawn (Aberto Até de Madrugada), com o seu amigo Quentin Tarantino, George Clooney e Harvey Keitel, mas não foi muito bem recebido pela crítica. Em 1998, realizou The Faculty (Mistério na Faculdade), uma mistura de filme de ficção científica com elementos de terror e de filme de adolescentes. Seguiu-se o enorme sucesso de bilheteira Spy Kids (2001), um filme juvenil repleto de "gadgets" tecnológicos com Antonio Banderas e Carla Gugino; que foi alvo de duas sequelas, ambas também realizadas por Rodriguez: Spy Kids 2: The Island of Lost Dreams (Spy Kids 2: A Ilha dos Sonhos Perdidos, 2002) e Spy Kids 3-D: Game Over (2003).
Em 2003, escreveu, produziu, realizou e montou Once Upon a Time in Mexico (Era Uma Vez no México), novamente com Antonio Banderas, funcionando como o último volume da trilogia iniciada com El Mariachi. Em 2005, realizou com Frank Miller um dos seus filmes mais celebrados, Sin City (A Cidade do Pecado). Adaptando algumas histórias da BD homónima da autoria de Frank Miller, o filme foi um sucesso e impressionou pela forma como reproduziu cinematograficamente o estilo visual e narrativo das histórias em papel. Interpretado por um elenco absolutamente invulgar - que inclui Bruce Willis, Clive Owen, Benicio Del Toro e Mickey Rourke, entre muitos outros - tornou-se um aclamado filme de culto.
Como referenciar: Robert Rodriguez in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-25 00:18:47]. Disponível na Internet: