Robert Whittaker

Biólogo norte-americano, Robert Harding Whittaker nasceu a 27 de dezembro de 1920, no estado do Cansas, e morreu a 20 de outubro de 1980.
Em 1942, formou-se em Biologia na Universidade Municipal de Washburn, em Topeka, Cansas. Ingressou, depois da sua licenciatura, na Força Aérea, onde trabalhou como meteorologista até 1948. Neste ano doutorou-se em Zoologia na Universidade de Illinois.
Em 1969, classificou os seres vivos, baseado principalmente nos seus nível de organização estrutural, tipo de nutrição e interação nos ecossistemas, organizando-os em 5 reinos: Monera, Protista, Fungi (ou Fungos), Plantae (ou Plantas) e Animalia (ou Animais).
Entre outras atividades, dedicou a sua carreira à docência, tendo sido professor em várias escolas e universidades nos Estados Unidos, foi membro da Academia Nacional de Ciências norte-americana, foi-lhe atribuída a vice-presidência da Ecological Society of America e presidiu a American Society of Naturalists.
Como referenciar: Porto Editora – Robert Whittaker na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-16 23:19:54]. Disponível em