Robert Wilson

Escritor inglês nascido em 1957, em Inglaterra. Era filho de um oficial da Real Força Aérea britânica, o que levou a que estivesse sempre a mudar de casa e de escola na sua infância, até que aos oito anos foi estudar em regime de internato. Aos 14 anos escreveu o seu primeiro conto e fez muito sucesso ao lê-lo na escola.
Licenciou-se na Universidade inglesa de Oxford, tendo depois trabalhado numa empresa de navegação para ajudar a mãe após a morte do pai.
Em 1984 fez uma grande viagem de bicicleta pela Europa, que o levou até Sevilha e Lisboa, duas cidades que viriam a ter papel determinante nas suas futuras obras literárias. Quando terminou a viagem começou a trabalhar em publicidade. Mudou-se então para África, num emprego de importação e exportação. Já em 1989, depois de regressar à Europa, mudou-se para Portugal, para Lisboa, tendo três anos mais tarde ido viver para o Alentejo, onde passou a desenvolver o seu trabalho a nível de escrita, ao qual se passou a dedicar a tempo inteiro aos 35 anos. Passou a dividir o seu tempo entre o Alentejo e Inglaterra e Sevilha, em Espanha.
Em 2002 editou em Portugal A Small Death in Lisbon (O Último Ato em Lisboa), que havia lançado em 1999 e com o qual tinha ganho o Prémio Gold Dagger, um dos mais importantes para romances policiais. Este era já o seu quinto romance, mas o primeiro a chegar a Portugal. Antes editou Instruments of Darkness, Blood is Dirt, A Darkening Stain e The Big Killing. A ação de O Último Ato em Lisboa decorre na capital portuguesa e está relacionada com espionagem durante a Segunda Guerra Mundial, nomeadamente à volta dos negócios de volfrâmio.
The Company of Strangers (A Companhia de Estranhos), lançado em Portugal em 2002, é uma história de espionagem e de amor. The Blind Man of Seville (O Cego de Sevilha), editado em 2004 em Portugal, apresenta pela primeira vez o inspetor Javier Falcón, que o autor pretende continuar a utilizar em próximas obras. Trata-se de um romance muito violento, com crimes de sangue e financeiros à mistura, assim como escândalos sexuais.
Como referenciar: Robert Wilson in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-23 16:14:27]. Disponível na Internet: