rocha

Uma rocha é um agregado, consolidado ou não, de minerais. Quanto à sua origem, as rochas podem ser classificadas como magmáticas, sedimentares ou metamórficas.
O nosso planeta está em constante atividade. Em certas zonas mais profundas da crusta terrestre, devido às elevadas temperaturas, os materiais estão em fusão, formando o magma. Este, por arrefecimento lento em profundidade, pode consolidar, originando rochas plutónicas como o granito, ou então aproximar-se da superfície e formar rochas vulcânicas como o basalto. As rochas plutónicas podem ficar a descoberto devido à remoção das camadas superiores.
Todas as rochas, magmáticas ou não, que afloram à superfície terrestre, são erodidas sob a ação dos agentes exteriores. Os produtos da alteração podem ficar nos próprios locais, mas muitas vezes são levados, por agentes diversos como a água e o vento, até regiões propícias à sua deposição. Estes sedimentos, acumulando-se, podem atingir considerável espessura e, por processos de diagénese, formar rochas sedimentares. Se estas atingirem zonas profundas, onde as pressões e temperaturas se elevam significativamente, ficam sujeitas a intensas modificações mineralógicas e estruturais, não havendo, no entanto, alteração do estado físico em que se encontram (sólido); assim se originam as rochas metamórficas. Quando a pressão e a temperatura aumentam, pode ocorrer a fusão do material, dando origem a magma que, por arrefecimento, formará de novo rochas magmáticas, reiniciando-se o ciclo descrito.
Como referenciar: rocha in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-24 15:30:11]. Disponível na Internet: