Rodrigo Guedes de Carvalho

Jornalista de televisão e escritor, Rodrigo Guedes de Carvalho nasceu a 14 de novembro de 1963, no Porto. Aos 18 anos, mudou-se para a capital com o objetivo de tirar o curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonado por cinema, ainda na faculdade, em 1984, participou na novela portuguesa "Chuva na Areia", desempenhando o papel do misterioso Laranjinha.
Findos os estudos, começou por trabalhar na Radiotelevisão Portuguesa, na redação de Lisboa, onde, depois de se estrear como repórter, apresentou o "Domingo Desportivo", programa dedicado ao desporto, e o "24 Horas", o último telejornal do dia do canal estatal.
Em 1992, mudou-se para a SIC, canal privado que começou a transmitir em outubro desse mesmo ano. Nesse canal, Rodrigo Guedes de Carvalho destacou-se na apresentação de telejornais, numa primeira fase os de fim de semana à hora de jantar e, posteriormente, os da semana, também nesse mesmo horário. Os trabalhos que considerou mais interessantes nesta fase foram a apresentação de telejornais em exteriores, como aconteceu, por exemplo, em Braga e em Estocolmo, na Suécia. Em 2001, após a saída de José Alberto de Carvalho da SIC para a RTP, o jornalista assumiu a responsabilidade de apresentar os telejornais das 20 horas à semana. Passou a ter a responsabilidade de escrever e enviar e-mails diários aos assinantes com o resumo das notícias momentos antes de cada emissão ir para o ar.
O jornalista foi ainda autor e apresentador a partir de 2001 de um programa semanal dedicado ao cinema chamado Cinemania na SIC-Notícias, canal temático dedicado à informação transmitido através da TV-Cabo.
A sua propensão para a escrita levou-o a escrever, em 1993, o romance Daqui a Nada, e o seu gosto pelo cinema levou-o a que em 2000 escrevesse a meias com o irmão Tiago Guedes o argumento de um telefilme chamado Alta Fidelidade, que passou no final desse mesmo ano na SIC. O filme foi realizado por Tiago Guedes e Frederico Serra. Em 2001, esteve no lançamento da Associação de Argumentistas. A partir dessa altura, dedicou parte do seu tempo à escrita de outros argumentos como o de Coisa Ruim - produção a cargo de Paulo Branco e realização de Tiago Guedes e Frederico Serra. É também autor da peça de teatro Os Pés de Arame.
Paralelamente à sua atividade de escritor e profissional da televisão, colabora com a revista TVMais.
Como referenciar: Rodrigo Guedes de Carvalho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-17 05:29:45]. Disponível na Internet: