Rodrigues Queiró

Jurista e professor universitário português, nascido em 1914 e falecido em 1995, ligado sobretudo ao Direito Administrativo, área em que se doutorou com a dissertação "O Poder Discricionário da Administração". Foi presidente da Ação Nacional Popular, procurador à Câmara Corporativa, diretor durante largos anos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e membro do Senado desta universidade. Regeu as cadeiras de Direito Internacional Público, de Direito Corporativo, Administração e Direito Colonial e de Direito Administrativo. No estrangeiro lecionou na Faculdade Internacional para o Ensino do Direito Comparado, em Estrasburgo, e foi nomeado membro do Instituto Hispano-Luso-Americano de Direito Internacional, do Instituto Internacional de Ciências Administrativas, e foi perito do secretário-geral da Organização das Nações Unidas.
Como autor abriu novos rumos no campo do Direito Público, sendo responsável por importantes obras e inúmeras colaborações em várias publicações e revistas, destacando-se a sua Teoria dos Regulamentos, publicada na revista de Direito e de Estudos Sociais.
De entre as suas obras pode-se destacar, ainda: Lições de Direito Administrativo, O Poder Discricionário da Administração e Estudos de Direito Público I - Dissertações.
Como referenciar: Rodrigues Queiró in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 21:14:46]. Disponível na Internet: