Roland Emmerich

Realizador, produtor e argumentista alemão nascido a 10 de novembro de 1955, em Estugarda. Estudou inicialmente escultura e pintura, após o que optou pela publicidade e, mais tarde, pelo cinema, tendo estudado na Escola de Cinema e Televisão de Munique.
A sua estreia atrás da câmara surgiu com a realização da curta-metragem Franzmann e, em 1984, o seu trabalho de curso Das Arche Noah Prinzip (1984) abriu o Festival de Cinema de Berlim desse ano. O filme alcançou enorme sucesso e acabou distribuído em mais de 20 países. Criou depois a sua própria companhia de produção, intitulada Centropolis e, no ano seguinte, realizou o filme de ficção científica Joey, selecionado para o Fantasporto. Continuou com filmes de ficção científica como Hollywood - Monster (1987) e Moon 44 (1990), protagonizado por Michael Paré.
Nesta altura, foi viver para os Estados Unidos e viu a sua carreira começar a tomar fôlego com Universal Soldier (Máquinas de Guerra, 1992), um filme de ação com Jean-Claude Van Damme e Dolph Lundgren nos principais papéis, sobre dois soldados do Vietname mortos e que, através de alta tecnologia, foram reanimados para se tornarem soldados perfeitos. O filme foi um verdadeiro sucesso de público. Dois anos depois, voltou a ter êxito com Stargate, um filme de ficção científica com Kurt Russell e James Spader. Ganhou o prémio Saturn para o Melhor Filme de Ficção Científica. Seguiu-se o filme de ação Independence Day (O Dia da Independência, 1996), que lhe trouxe a consagração internacional, sobre uma invasão de extraterrestres na Terra, protagonizado por Bill Pullman e Jeff Goldblum. Emmerich ganhou o Saturn para Melhor Realizador e o sucesso obtido pelo filme permitiu-lhe arriscar em mais um filme-catástrofe: Godzilla (1998), sobre um lagarto gigante que invade Nova Iorque. Em 2000, realizou um filme de guerra, The Patriot (O Patriota), protagonizado por Mel Gibson, sobre um agricultor que após ver o seu filho assassinado por um militar inglês se vê forçado a liderar a milícia colonial durante a revolução americana. O filme foi bem acolhido pela crítica e obteve três nomeações para os Óscares de Hollywood. De seguida, realizou The Day After Tomorrow (O Dia Depois de Amanhã, 2004), mais um filme-catástrofe sobre as alterações climáticas que afetam o planeta e que ameaçam a submersão das cidades costeiras numa nova idade do gelo, com Dennis Quaid e Jake Gyllenhaal nos principais papéis.
Como referenciar: Roland Emmerich in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 12:10:51]. Disponível na Internet: