Romana Petri

Escritora e jornalista italiana nascida em 1955, em Roma, na Itália, onde sempre viveu.
Licenciou-se em Línguas e Literatura Francesa, trabalhando de seguida como tradutora e crítica literária, tendo colaborado nos diários italianos L'Unitá e Il Messagero di Roma.
Em 1990 editou a sua primeira obra, um livro de contos intitulado Il Gambero Blu. O conto com este título foi adaptado e transmitido por uma estação de rádio canadiana. No ano seguinte, editou o seu primeiro romance Il Ritrato del Disarmo, seguindo-se Il Baleniere delle Montagne (O Baleniere delle Montagne), em 1993. Dois anos depois, regressou aos contos com duas obras, L'Antierotico e I Padri degli Altri (Os Pais dos Outros).
Em 1997 voltou ao romance com Alle Case Venie, editado em Portugal em 2004, onde retrata o quotidiano da resistência ao fascismo e à invasão dos alemães na região italiana da Umbria durante a Segunda Guerra Mundial. Alle Case Venie ganhou diversas distinções literárias importantes em Itália, como o Prémio Rapallo Carige e o Prémio Palmi em 1998. A obra foi ainda finalista do Prémio Strega nesse mesmo ano.
Romana Petri visita regularmente Portugal, depois de ter estado no nosso país pela primeira vez em 1990. Começou a conhecer Portugal através de conversas com o escritor italiano António Tabucchi. Uma das regiões que mais apreciou foi o arquipélago dos Açores, onde se inspirou para escrever A Senhora dos Açores, editado em Portugal em 2003. A ideia de escrever esta obra surgiu em 1996, quando estava na ilha do Pico para tentar encontrar inspiração para concluir Dagoberto Babilónio, un Destino (Dagoberto Babilónio, um Destino).
A Senhora dos Açores é um livro inspirado nas experiências emocionais que viveu no Pico. Um mundo de mitos, fantasmas, pobreza e solidão serve de pano de fundo à migração rumo ao continente. Com este romance lançado em Itália ganhou o Prémio Grinzane Cavour.
Entretanto, ainda em 2003, lançou em Itália Dagoberto Babilónio, un Destino (Dagoberto Babilónio, um Destino).
Em finais de 2004, um conto seu, Beijando-se em Castel Porziano, escrito em 2002, integrou a antologia de contos Dois Mil e Quatro da editora Cavalo de Ferro.
A obra de Romana Petri, para além de Itália e Portugal, está editada em França, Alemanha, Holanda, Estados Unidos da América e Israel.
Como referenciar: Romana Petri in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-21 20:15:47]. Disponível na Internet: