Rondónia

Estado do Brasil, Rondónia fica na região Norte do Brasil, tem uma área de 238 512 km2 e está delimitada pelo estado do Amazonas a norte, Mato Grosso a leste, Bolívia a sul e a oeste e Acre a oeste.
A população estimada do estado era de 1 562 000 habitantes em 2006, com cerca de 6,6 hab./km2.
A sua capital é a cidade de Porto Velho, uma das mais populosas, cerca de 311 600 habitantes (2004), juntamente com Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Rondónia é composto por 52 municípios. O clima é equatorial e as temperaturas médias anuais variam entre os 24 e os 26 oC.
O relevo do estado é ligeiramente ondulado e 94 por cento do território está situado entre os 100 e os 600 metros.
A economia de Rondónia baseia-se na agricultura, nomeadamente café, cacau, arroz, mandioca e milho, e na extração de madeira, minérios e borracha.
O primeiro explorador europeu a chegar ao vale do rio Guaporé, um dos principais da atual unidade federativa, terá sido o espanhol Ñuflo de Chávez, entre 1541 e 1542.
No século XVII, António Raposo Tavares percorreu grande parte do território brasileiro, desde São Paulo até Belém do Pará, tendo passado, entre 1648 e 1651, pelo vale do rio Guaporé e pelos rios Madeira e Mamoré, também na atual Rondónia. No século XVIII foi a vez de alguns missionários se aventurarem esporadicamente na região. Com a descoberta de ouro no rio Cuiabá, o vale do Guaporé começou a ser explorado na mesma época. Assim, a coroa portuguesa ordenou aos governantes de Mato Grosso que mantivessem o domínio da margem direita do Guaporé, defendendo-a de ataques espanhóis. A região acabou por perder importância com o fim da mineração e com a independência do Brasil. Um novo impulso surgiu no começo do século XIX com a exploração da borracha, que atraiu imigrantes nordestinos. Em 1903, a chegada do caminho de ferro ajudou ao crescimento da região e começou o povoamento efetivo de Rondónia. As pessoas começaram a instalar-se junto à estação central, surgindo a cidade de Porto Velho, a atual capital do estado.
A 13 de setembro de 1943 foi criado o Estado Federal de Guaporé, com terras retiradas aos estados do Amazonas e de Mato Grosso, e cuja capital designada foi Porto Velho. A 17 de fevereiro de 1956 a designação mudou para Território Federal de Rondónia, em homenagem ao sertanista Marechal Rondon., um explorador dos sertões de Mato Grosso e da Amazónia.
A economia da região entretanto desenvolveu-se graças à descoberta de jazidas de cassiterite e à abertura de novas estradas, proporcionando um povoamento significativo do território que, a partir de 1981, passou à condição de estado.
Como referenciar: Rondónia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 18:53:49]. Disponível na Internet: