Rosa Aneiros

Escritora espanhola, nasceu em 1976, na Galiza.
Jornalista de profissão, sempre conciliou essa atividade com a escrita literária. Escreveu um livro juvenil intitulado Eu de maior quero ser, uma obra de contos com o nome Corazóns amolecidos en salitre e diversos contos em coletâneas. Aos vinte anos venceu o prémio "Manuel Lueiro Rey", primeiro de diversos troféus literários que conquistou.
Rosa Aneiros, como jornalista freelancer, colabora em diversos órgãos da imprensa escrita e eletrónica.
O seu primeiro romance, Resistência, foi editado em Portugal no início de 2004, depois de ter sido galardoado em Espanha com o Prémio Literário Arcebispo Juan de San Clemente. A ação de Resistência decorre em Portugal no período do Estado Novo e relata, entre uma história de amor, como se movimentavam os opositores ao regime ditatorial português. Rosa Aneiros resolveu escrever este romance depois de ter visitado Peniche durante umas férias e baseou-se na história real de presos políticos, perseguidos, líderes sindicais e políticos.
Como referenciar: Rosa Aneiros in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 21:05:19]. Disponível na Internet: