Rosáceas

Família de plantas dicotiledóneas, representada por mais de 85 géneros e 3000 espécies. São plantas herbáceas, arbustivas ou arbóreas, frequentemente rizomatosas. Por vezes, apresenta espinhos.
As rosáceas (Rosaceae) são cosmopolitas, particularmente abundantes no hemisfério Norte.
As folhas são simples ou compostas, geralmente alternas e estipuladas. As flores agrupam-se, geralmente, em inflorescências cimeiras ou em pseudo-cachos. Em regra, são hermafroditas, regulares e vistosas. O cálice é dialisépalo ou sinsépalo, composto por quatro ou cinco sépalas e a corola, dialipétala, possui quatro a cinco pétalas, podendo, ainda que raramente, estar ausente. Recetáculo maioritariamente constituído por um eixo plano ou levemente côncavo, onde estão inseridas as sépalas e as pétalas. O androceu tem um a vários estames, livres. O gineceu é composto por um ou vários carpelos, livres ou soldados. O ovário é, geralmente, apocárpico e súpero ou sincárpico e ínfero; possui um óvulo por cada lóculo.
Os frutos são secos ou carnudos. Podem ser folículos, aquénios, pomos, drupas e, mais raramente, cápsulas.
As rosáceas incluem um vasto grupo de plantas muito conhecido, sobretudo, pela sua importância na alimentação humana, como as cerejeiras (ex.: Prunus avium), nespereiras (ex.: Eriobotrya japonica), pereiras (ex.: Pyrus communis), ameixieiras (ex.: Prunus domestica), macieiras (ex. Malus sylvestris), morangueiros (ex.: Fragaria vesca), marmeleiros (ex. Cydonia oblonga), pessegueiros (ex.: Prunus persica) e amendoeiras (ex.: Prunus dulcis). São, aliás, os diferentes processos ocorridos na formação destes frutos que conduzem não só à variedade imensa de árvores frutíferas, mas também à divisão das rosáceas em numerosas subfamílias.
A rosa (Rosa spp.), a flor mais conhecida do mundo, é a rosácea ornamental mais importante. Originária do hemisfério Norte, encontra-se espalhada por regiões onde as estações do ano são bem definidas – Europa, Ásia e Médio Oriente – e é utilizada também em confeção de chás, receitas gastronómicas, perfumaria, higiene e medicamentos. Das cerca de 130 espécies originais conhecidas, calcula-se que existam mais de 40 000 híbridos em todo o mundo.
Como referenciar: Rosáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 03:22:11]. Disponível na Internet: