Ross e Norris McWhirter

Jornalistas e escritores ingleses, os irmãos gémeos Norris e Ross McWhirter nasceram a 12 de agosto de 1925, em Londres, sendo filhos de um diretor de jornal. Ross faleceu assassinado em 1975 e Norris faleceu de ataque cardíaco a 19 de abril de 2004, em Wiltshire, Inglaterra.
Ambos estudaram na Universidade Oxford e em 1950 tornaram-se jornalistas desportivos. No ano seguinte, criaram uma agência de procura de factos.
Norris tornou-se conhecido como comentador desportivo no canal televisivo da BBC. Em 1955 os dois irmãos criaram, a convite da companhia cervejeira Guinness, o Guinness Book Of Records, um livro onde foram compilados diversos factos - recordes das mais variadas, e algumas verdadeiramente invulgares, situações - e que a partir de então teve sempre atualizações anuais. Ross e Norris ficaram também encarregados de dirigir as atualizações, o que fizeram em conjunto até à morte de Ross a 27 de novembro de 1975. A partir dessa data Norris desempenhou sozinho essa função até 1985.
Tanto Ross como Norris partilhavam ideias de direita, nomeadamente sobre imigração, a integração da Grã-Bretanha na Comunidade Europeia e sobre a Irlanda do Norte.
Defensores acérrimos dos direitos individuais, nos anos 70 fundaram a Associação pela Liberdade, através da qual lutaram contra o que apelavam de abusos de poder do estado, dos sindicatos e da Comunidade Económica Europeia.
Paralelamente, apareciam regularmente na televisão BBC a apresentar o programa "Record Breakers".
Ross morreu assassinado pelo IRA Provisório em 1975 após ter criticado a política britânica na Irlanda do Norte e ter pedido uma resposta mais dura do Exército contra os terroristas, assim como mais restrições à comunidade irlandesa a viver na Grã-Bretanha.
Norris continuou a apresentar o "Record Breakers" após a morte do irmão, sendo um do dos apresentadores televisivos mais populares da televisão britânica nas décadas de 70 e 80, especialmente junto do público infantil.
Em 1985 Norris deixou de escrever o Guinness Book e em 1994 abandonou o programa "Record Breakers".
Em 1999 escreveu e lançou o Livro dos Recordes do Milénio.
Como referenciar: Ross e Norris McWhirter in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-05 11:02:39]. Disponível na Internet: