Rubicão

Rubicão era o nome antigamente utilizado para designar um curso de água na Itália Setentrional, que corria para o mar Adriático, a pouca distância a norte de Ariminium (Rimini). O atual rio Rubicão, que nasce perto de San Marino, é, normalmente, identificado com o antigo Rubicão.
No século I a. C., este rio formava a linha de fronteira entre a Itália e a província romana da Gália Cisalpina (atuais Picerronte, Lombardia e Ligúria). Em 49 a. C., o futuro dirigente romano Júlio César fez a sua famosa travessia do Rubicão, depois do Senado romano o ter proibido de entrar em Itália com o seu exército. Esta atitude fez rebentar uma guerra civil entre as forças de Júlio César e as de Pompeu, o Grande.
A expressão "atravessar o Rubicão" passou a significar a tomada de uma decisão que se traduzirá numa perigosa empresa. Outra expressão que nasceu dessa travessia foi alea jacta est (a sorte está lançada), proferida por Júlio César.
Como referenciar: Rubicão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 06:02:54]. Disponível na Internet: