Artigos de apoio

Rudolf Clausius

Físico teórico alemão, nasceu a 2 de janeiro de 1822 e faleceu a 24 de agosto de 1888. Foi um dos fundadores da termodinâmica. Baseando-se nos conceitos de degradação de energia de Sadi Carnot e de Lord Kelvin, formulou a 2.ª Lei da Termodinâmica e introduziu o conceito de entropia.
A sua atividade científica foi grande, sendo de referir o seu estudo sobre a teoria cinética dos gases, na continuidade do trabalho de James Joule, introduzindo o conceito de distância média entre colisões; determinou a fórmula da velocidade média dos gases e demonstrou a natureza diatómica do oxigénio; forneceu o suporte para o trabalho de Avogadro, relativamente ao número de moléculas que existem num dado volume de gás. No campo da eletroquímica, sugeriu que as substâncias, em solução, se dissociavam em iões e, no da eletrodinâmica, determinou a expressão teórica da força entre dois eletrões em movimento.
Como referenciar: Rudolf Clausius in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-08-15 19:27:35]. Disponível na Internet: