Rui Rio

Político português, economista de profissão, Rui Fernando da Silva Rio nasceu a 6 de agosto de 1957, no Porto. Foi presidente da autarquia portuense entre 2002 e 2013, sendo atualmente o líder do Partido Social Democrata (PSD).

Rio começou a carreira política em 1981 ao vencer, pela Juventude Social Democrata, as eleições para a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto. Foi a primeira associação universitária do país sem maioria comunista. 

Licenciado em Economia e Gestão, em 1982, começou nesse mesmo ano a trabalhar no departamento financeiro de uma empresa ligada à indústria têxtil, onde durante algum tempo foi colega de Fernando Gomes, seu futuro adversário político.

Em 1991, foi eleito pelo Partido Social Democrata deputado à Assembleia da República onde a sua formação em economia o levou a dedicar-se, principalmente, à Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Plano. Nesse ano, apoiou a candidatura do socialista Mário Soares à presidência da República, tendo sido membro da Comissão Política Distrital do Porto.

Rui Rio esteve na Assembleia da República durante dez anos, período em que foi porta-voz do Grupo Parlamentar do PSD para as questões económicas e financeiras por duas vezes. Foi também secretário-geral do partido em 1996 e 1997 e vice-presidente do Grupo Parlamentar entre 1999 e 2001.

Em 2001, foi escolhido pelo PSD como candidato à presidência da Câmara do Porto, uma opção pouco consensual dentro do partido, para se bater com o antigo colega de trabalho Fernando Gomes, do Partido Socialista. Com alguma surpresa acabou por vencer as eleições autárquicas em dezembro e, em janeiro de 2002, tomou posse como presidente da Câmara do Porto. Foi reeleito em 2005 e 2009, tornando-se na figura que mais tempo ocupou o cargo na história da cidade.

Em 2017, na sequência do afastamento de Pedro Passos Coelho da liderança do PSD, anuncia a sua candidatura à presidência do PSD. Já no ano seguinte, vence eleições disputadas com Pedro Santana Lopes, tornando-se o 18º presidente do partido. Em 2020 é novamente eleito para a liderança do PSD.
 

Como referenciar: Porto Editora – Rui Rio na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-27 10:07:22]. Disponível em