Russell Crowe

Ator neo-zelandês, Russel Crowe, de nome completo Russel Ira Crowe, nasceu a 7 de abril de 1964, em Wellington, Nova Zelândia, mas cedo foi viver para a Austrália onde desde criança participou em programas de televisão. A sua carreira foi iniciada em séries da televisão como Neighbours (1985) e Brides of Christ (1991). Ficou famoso na Austrália com a participação nos personagens "duros" de Romper Somper (1992) e de Jeff Mitchell de The Sum of Us (1994), este último também o lançou nos Estados Unidos da América. A partir de então a sua carreira foi ascendente. Sharon Stone não prescindiu da sua presença em The Quick and the Dead (Rápida e Mortal, 1995), o seu primeiro filme nos EUA, e no filme seguinte, Virtuosity (1995), esteve ao lado de Denzel Washington. Seguiram-se L.A. Confidential (1997) que lhe trouxe uma popularidade sem limites na América do Norte mas que também representou, conforme afirmou o ator, cinco meses de sacrifício dado o personagem ser abstémio. Seguiram-se três filmes, Heaven's Burning (1997), Breaking Up (1997) e Mystery, Alaska (1999), da Walt Disney, antes do filme responsável pela sua primeira nomeação para o Óscar do Melhor Ator Principal, The Insider (O Informador, 1999). Foi no ano seguinte com Gladiator (Gladiador, 2000) que Russel Crowe conseguiu o Óscar do Melhor Ator Principal com um desempenho impecável de um estoico soldado com a cabeça a prémio e a vingança como única motivação na vida. Participou ainda nos filmes Proof of Life (Prova de Vida, 2000), no qual contracenou com Meg Ryan, com quem teve um relacionamento que gerou polémica em torno do sucesso do filme, e A Beautiful Mind (Uma Mente Brilhante, 2001), uma biografia de John Forbes Nash, baseada no livro de Sylvia Nasar com o mesmo título. No filme Russel Crowe representa o papel principal, de um professor universitário de matemática que sofria de esquizofrenia e o seu desempenho valeu-lhe a nomeação para o Óscar de Melhor Ator. Em seguida desempenhou o papel do capitão Jack Aubrey no épico marítimo Master and Commander: the Far Side of the World (Master and Commander: o Lado Longínquo do Mundo, 2003), e do lutador de boxe Jim Braddock, em Cinderella Man, um drama dirigido por Ron Howard em 2005.
Amante da música, Russel Crowe ainda tentou uma carreira nesta área com o nome de Rus Le Roc, tendo editado um primeiro single intitulado "I Want To Be Like Marlon Brando". Mais recentemente ingressou no grupo de rock "30 Odd Foot of Grunts" que deu o seu primeiro concerto em Austin, no Texas, em agosto de 2000, após o sucesso de Gladiador.
Como referenciar: Russell Crowe in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 19:12:25]. Disponível na Internet: