S. Cornélio

Papa italiano, após o término da perseguição de Décio, Cornélio (presumivelmente nascido em Roma) foi eleito papa pela sua predisposição para perdoar aqueles que durante as perseguições tinham renegado o Cristianismo (denominados lapsi) para se salvarem e que desejavam agora voltar a ser admitidos. Contrariamente, Novaciano, que pretendia igualmente ser eleito papa, tinha uma posição muito mais rígida e inflexível com os que renegaram a fé.
No sínodo realizado no ano de 251, São Cipriano de Cartago, reconhecendo a primazia de Roma, declarou que os lapsi deveriam ser perdoados se verdadeiramente arrependidos, condenando Novaciano. Na carta que o papa Cornélio escreveu a dar a notícia ao bispo de Antioquia, relata também a estrutura da sua igreja na altura: os leitores, de grande relevância, tinham de possuir certos requisitos culturais, havendo uma infinidade de ostiários, quarenta e seis presbíteros, cinquenta e seis exorcistas, porteiros, quarenta e dois acólitos, sete diáconos e subdiáconos. A estes juntavam-se ainda os fiéis, estimando-se que o número de cristãos na altura seria de cinco mil ou mais.
São Cornélio, que pelo seu nome se crê que poderia pertencer à gens Cornélia, escreveu diversas cartas de conteúdo doutrinal e no ano de 252 foi desterrado para a atual localidade de Civitavecchia, fora de Roma, como consequência da perseguição do imperador Víbio Treboniano Galo, tendo falecido em junho de 253. Este tinha-o acusado de, ao não venerar os deuses pagãos, provocar uma doença contagiosa na cidade. Segundo São Cipriano de Cartago, São Cornélio foi degolado; outras fontes contam, no entanto, que foi a indigência do desterro que provocou a sua morte.
Posteriormente, foi sepultado nas catacumbas de São Calisto, em Roma.
Em Inglaterra correu a lenda de este papa ser protetor do gado, sendo por conseguinte representado com chifres, e na Bélgica cria-se que curava os epiléticos.
Como referenciar: S. Cornélio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 05:35:30]. Disponível na Internet: