S. Eleutério

Papa grego, o seu nome podia escrever-se também Eleutherus, uma vez que era natural de Nicomédia (Grécia). Foi diácono no pontificado de São Aniceto.
Continuou a tentar resolver as mesmas questões que inquietaram o seu antecessor, São Sotero, relacionadas com a difusão de doutrinas heréticas que contribuíam para a desunião no seio da Igreja. Neste âmbito, Santo Ireneu deslocou-se de Lyon (Gália) a Roma para pedir soluções que resolvessem os problemas relacionados com o Montanismo (doutrina herética) e as perseguições aos cristãos na mencionada cidade francesa. Assim, foi a doutrina de Montano condenada com base no antagonismo da conceção montanista da renúncia aos bens materiais com a da Igreja, que dizia ser não a posse mas o emprego dos bens que era correto ou errado.
As informações existentes sobre este papa são bastante escassas, sabe-se que o seu papado começou em 174 e terminou em 189.
Como referenciar: Porto Editora – S. Eleutério na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-25 01:55:07]. Disponível em