S. Pio X
Enquanto simples capelão e bispo foi um impulsionador da música sagrada e como Papa publicou, em 1903, um Motu Proprio sobre música sacra nas igrejas, ordenando que o autêntico Canto Gregoriano fosse utilizado em toda a parte, ao mesmo tempo que mandava imprimir os livros dos coros sob a supervisão de uma comissão especial. Na encíclica Acerbo nimis, de 1905, chamou a atenção para a necessidade da instrução da catequese tanto para crianças como para adultos, publicando um novo catecismo para a Diocese de Roma. Numa Encíclica de 1906 ao episcopado, exigia o maior cuidado na ordenação dos padres, chamando a atenção dos bispos para a atitude de independência, frequente entre o clero jovem, que ameaçava a disciplina eclesiástica. Relativamente aos seminários italianos, ordenou que fossem visitados pelos bispos, estabelecendo uma nova ordem de estudos que já estava a ser aplicada no seminário de Roma.
Prezando acima de tudo a pureza da fé, Pio X apontou os perigos dos novos métodos teológicos, baseados no agnosticismo e no imanentismo, condenando as críticas subversivas às Sagradas Escrituras e às origens do Cristianismo. Critica o modernismo em relação à filosofia, apologia, exegese, história, liturgia e disciplina, mostrando a contradição entre aquela inovação e a fé antiga. Sugere regras para combater estes perigos e propõe meios de censura de livros e um Comité de Vigilância. Criou o Instituto Bíblico, sob a direção dos Jesuítas, para o estudo ortodoxo da Bíblia, que considerava o mais importante mas o mais perigoso em teologia. Em 1904, Pio X criou uma congregação especial de cardeais para a codificação do Direito Canónico, na qual participaram as maiores autoridades a nível mundial.
Durante o seu pontificado foram criadas 38 novas dioceses, sobretudo nos Estados Unidos da América, Brasil e nas Filipinas, uma abadia nullius, 16 vigariatos apostólicos e 15 prefeituras apostólicas. Interessado na questão social, preocupou-se em defender a repressão de algumas tendências que levavam ao socialismo e à implementação de um espírito de insubordinação à autoridade eclesiástica. As muitas divergências levaram à dissolução da Opera dei Congressi. Em 1910, condenou o sillonismo, um movimento modernista de carácter social inclinado a misturar o sobrenatural com o temporal. As suas relações com os governos europeus não foram muito pacíficas, como foi o caso de França por causa da nomeação dos bispos franceses que abalou as relações diplomáticas com a Santa Sé, de Espanha ou Portugal, em 1910-11, e da Itália a propósito da Questão Romana. Pio X procedeu a grandes restauros no Vaticano e foi muito sensível às catástrofes da época, nomeadamente nos grandes terramotos da Calábria - em que solicitou a ajuda de todos os católicos do mundo reunindo 7 000 000 de francos para assistência às vítimas -, na erupção do Vesúvio, nas catástrofes em Portugal e na Irlanda.