Sá Nogueira

O artista plástico Rolando Augusto Vitorino Dantas Pereira de Sá Nogueira nasceu no dia 19 de maio de 1921, em Lisboa. Depois de ter desistido do curso de Arquitetura, ingressou no curso de Pintura em 1946, na Escola de Belas-Artes de Lisboa. Em 1947, expõe pela primeira vez o seu trabalho, na 2.a Exposição de Artes Plásticas, na Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA). Acompanhando as intenções sociais dos neorrealistas, Sá Nogueira é um dos primeiros a acrescentarem à temática destes artistas um sentido intimista, no registo das ações quotidianas dos pequeno-burgueses.
Para sobreviver num país onde o mercado de arte particular praticamente não existia, realizou uma intensa atividade de cenarista e figurinista, nomeadamente com Jacinto Ramos. Em 1959, iniciou a atividade de ilustrador, com o livro O Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro. Em 1961, decidiu instalar-se em Inglaterra onde, graças a uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou a School of Arts and Crafts de Birmingham e, mais tarde, a Slade School of Arts, em Londres. Esta estada em Londres acaba por se revelar determinante na sua obra. O contacto com a pop inglesa e com a nova figuração interessam-no muitíssimo, e vê aí a oportunidade para uma renovação total da pintura adotando a colagem, como processo conceptual ou como técnica, na construção das suas obras, servindo uma temática de lirismo nostálgico, com figuras identificadoras da vida portuguesa. De novo em Portugal, inicia a sua atividade de docente na Escola de Belas-Artes de Lisboa, em 1965. Cerca de 1970 começa a manifestar-se um aproveitamento da agressividade pop para tratar temas relacionados com o erotismo, os confrontos racistas ou os mitos culturais. Já nos anos 1980 a sua obra adquire novo carácter, tornando-se mais violenta e gestual. Destes anos data também uma importante obra pública de Sá Nogueira: o painel que decora a estação das Laranjeiras do Metropolitano de Lisboa.

Como referenciar: Sá Nogueira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-21 16:44:23]. Disponível na Internet: