sal

Um sal é uma substância resultante da reação de um ácido com uma base, conhecida por reação de neutralização. Este é também o nome comummente atribuído ao cloreto de sódio (NaCl), também conhecido por "sal de cozinha", um sal muito abundante na Natureza e que é frequentemente utilizado como condimento e/ou preservante alimentar.
Numa reação de neutralização um ácido reage com uma base e forma-se água e uma solução aquosa de um composto iónico, o sal. Por exemplo, no caso da reação do ácido sulfúrico (H2SO4) com uma base, o hidróxido de sódio (NaOH), resulta água e sulfato de sódio (Na2SO4).

Os sais são constituídos por iões ligados por forças de atração elétricas, que se estabelecem entre iões de cargas com sinais opostos. Por esta razão um sal no estado sólido é constituído por uma rede cristalina contínua, em que cada ião se encontra ligado a um conjunto de iões na sua vizinhança, com carga oposta. Por esta razão, quando se escreve a fórmula química de um sal, apenas significa que, numa porção desse sal, os iões se encontram nas proporções indicadas. Por exemplo, no caso do cloreto de sódio (NaCl) a fórmula química apenas indica que para cada ião de sódio existe um ião cloreto.
Como referenciar: Porto Editora – sal na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-25 12:04:34]. Disponível em