Salamanca

Cidade histórica da Espanha. Situada na Comunidade Autónoma de Castela e Leão, nas margens do rio Tormes, possui 150 700 habitantes (2004).
Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, da Renascença e das épocas clássica e barroca. Destacam-se as catedrais, o Palácio de La Salina, o Palácio de Anaya, o Palácio de Monterrey, a Casa das Conchas, o Convento das Dueñas e a Torre do Clavero. O Museu Diocesano, o Museu Catedralício, o Museu Universitário e o Museu das Dueñas são outras referências culturais da cidade.
A atual vida quotidiana de Salamanca centra-se na sua famosa e prestigiada universidade, na alegria cosmopolita e poliglota dos seus visitantes e na Plaza Mayor. Esta praça, edificada entre 1729 e 1755, é o centro e o símbolo universal da cidade.
As principais indústrias da cidade são os curtumes, a cerveja e a moagem de cereais. O turismo também é uma atividade económica muito importante. Salamanca foi escolhida, juntamente com Bruges, para Capital Europeia da Cultura em 2002, sendo o seu centro histórico Património da Humanidade desde 1988.
Como referenciar: Salamanca in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-20 00:33:43]. Disponível na Internet: