Salzburgo

Cidade da Áustria, cuja denominação original é Salzburg. Situada nas margens do rio Salzach, é a capital do Estado de Salzburgo e possui uma população de 145 800 habitantes (2004).
A cidade, que se encontra entre dois montes escarpados, foi construída por sucessivos bispos entre os séculos XVI e XVII. Foi muito destruída durante a Segunda Guerra Mundial, e uma grande parte teve de ser reconstruída. Em Salzburgo nasceu em 1756 o compositor Mozart, organizando-se todos os anos, em agosto, um festival de música em sua honra. Atualmente, a casa onde Mozart nasceu, situada na cidade velha, é uma importante atração turística.
Dos seus edifícios mais antigos destacam-se um castelo do século XI e uma catedral do século XVII. Existem também numerosos palácios e casas antigas. A Getreidegasse é uma famosa rua estreita desta cidade, onde existem edifícios de seis andares, cada um com uma placa de ferro forjado, mostrando diversos artigos para venda. O Centro Histórico da cidade foi classificado Património Mundial pela UNESCO em 1996.
O turismo e o comércio desempenham um papel fundamental na vida económica da cidade.
Como referenciar: Salzburgo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 01:14:03]. Disponível na Internet: