Samuel Barber

Compositor clássico norte-americano, nasceu a 9 de março de 1910, em West Chester, Pensilvânia, e faleceu a 23 de janeiro de 1981, em Nova Iorque. O seu talento musical revelou-se bastante cedo: aos sete anos de idade escrevia a sua primeira peça, aos 10 anos tentava a sua primeira ópera e, aos 12, conseguia um emprego como organista.
Com 14 anos entrou para o Curtis Institut of Music, em Filadélfia, onde estudou voz com Emílio de Gogorza, composição com Rosário Scalero e piano com Isabelle Vengerova.
Neste instituto conheceu Gian Carlo Menotti, com quem iria manter uma longa relação profissional e de amizade. Depois de cumprir o serviço militar, durante o qual compôs a "Segunda Sinfonia", voltou para os Estados Unidos, partilhando uma casa com Menotti. Aqui, em Mt. Kisco, compôs a maioria das suas obras pós-guerra. Menotti forneceu os libretos para as óperas Vanessa (com a qual Barber venceu o Pulitzer) e A Hand of Bridge. Em 1963, voltou a vencer um Prémio Pulitzer com Concerto for Piano and Orchestra. A estreia mundial da ópera Antony and Cleópatra deu-se em 1966, na abertura do novo auditório da Metropolitan Opera do Lincoln Centre for the Perfoming Arts. A composição orquestral tornou-se predominante na sua criação, sendo Adagio for Strings a sua mais famosa obra. Barber atingiu o reconhecimento mundial como o primeiro americano a ser interpretado por Toscanini e pela NBC Symphony, quando apresentaram Adagio juntamente com Essay nº 1 for Orchestra.
Apesar de a sua popularidade provir de Adagio for Strings, as suas composições para voz representavam uma significante parte da sua obra. Barber era sobrinho da famosa contra-alto Louise Homer, daí ter acesso à música desde muito cedo, levando-o mesmo a estudar voz, mais tarde.
Foi galardoado com inúmeros prémios e distinções, entre os quais o American Prix de Rome, dois Pulitzer Awards e a eleição para a Academia Americana de Artes e Letras.
A sua obra intensamente lírica Adagio for Strings tornou-se numa das mais amadas composições, estando presente em inúmeros concertos e bandas sonoras (Platoon, The Elephant Man, El Norte, Lorenzo's Oil).
Como referenciar: Samuel Barber in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 03:33:08]. Disponível na Internet: