San Diego

A cidade de San Diego fica situada a norte da Baja California e é banhada pelo oceano Pacífico num porto marítimo natural.
Em 1542, um navegador espanhol - Juan Rodríguez Cabrillo - desembarcou na baía de San Diego e declarou as terras descobertas como território espanhol. Em 1769, um missionário franciscano - Junípero Serra - estabeleceu uma missão nestas terras e declarou o Presidio o primeiro forte espanhol na Califórnia.
Este território ficou sob jurisdição mexicana desde 1822, altura em que o México conquistou a sua independência relativamente a Espanha, até 1846, quando foi conquistado pela força naval norte-americana. Durante a Primeira Guerra Mundial foi uma importante base naval, tendo-se estabelecido mais tarde em San Diego outras bases militares, até que nos anos 50 se desenvolveu a indústria aeroespacial.
A diversificação económica de San Diego promoveu o seu rápido desenvolvimento, nomeadamente a partir dos anos 80 do século XX, altura em que a cidade sofreu uma revitalização, com alterações a nível da morfologia e da arquitetura, tendo a Horton Plaza sido ampliada e os seus edifícios restaurados.
Em San Diego está concentrada a maior frota de pesca do Pacífico, sendo a cidade ainda considerada como um centro de comércio, industrial e agrícola do Sul da Califórnia. As principais indústrias são as de equipamentos aeroespaciais e eletrónicos, de materiais de impressão, de maquinaria, de produtos metálicos, de mobiliário e de químicos.
Nos arredores da cidade de San Diego existem instalações militares e uma base de treino naval (navio de guerra United States), que constituem uma contribuição importante para a economia da cidade.
San Diego possui uma longa área costeira, com extensas praias e muitas atrações culturais e recreativas, que a tornam num importante centro turístico. Um dos principais atrativos é o Balboa Park, onde se situam diversas atrações, como o Zoológico de San Diego, o Centro Histórico Aeroespacial e o Hall of Champions. Na Floresta Nacional de Cleveland situa-se o observatório Palomar.
Em San Diego localizam-se também várias universidades, como a United States International University (Universidade Internacional dos EUA), a San Diego State University (Universidade Estatal de San Diego), a University of San Diego (Universidade de San Diego), e vários institutos, como o de oceanografia.
Como referenciar: San Diego in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-26 22:49:28]. Disponível na Internet: