San Salvador


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade de El Salvador, San Salvador localiza-se no vale de las Hamacas, assim chamado pela sua elevada atividade sísmica, na costa do oceano Pacífico. Possui cerca de 2 200 000 habitantes (2006), sendo a segunda maior cidade da América Central.

História e Monumentos As origens da cidade encontram-se ainda antes da conquista espanhola, mas foi em 1525 que foi fundada (na altura, como vila), apesar de ter depois disso sido reconstruída e mudada de localização. Conseguiu o título de cidade em 1546, estando sob alçada do reino da Guatemala. Em 1551, fundou-se o seu primeiro Convento de Santo Domingo; em 1574, o convento da ordem de São Francisco; e em 1625 o de la Merced. Foi na cidade que se iniciaram as primeiras tentativas de independência da América Central nos finais do século XVIII. Em 1822, após a luta com os mexicanos, El Salvador tornou-se um dos estados da República Federal da América Central, tornando-se San Salvador a capital do estado em 1824. Foi destruída por um violento terramoto em 1854. Durante a sangrenta guerra civil que afetou o país na década de 80, alguns rebeldes tentaram em vão conquistar a cidade. O Monumento ao Divino Salvador do Mundo, situado na Praça das Américas, é o maior ex-líbris da cidade.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Apesar da sua importância, San Salvador possui poucos edifícios altos, devido à sua alta sismicidade. A igreja do bairro de Candelária e alguns outros edifícios do centro histórico são as suas construções mais antigas. Nos últimos anos, têm sido construídos diversos centros comerciais, especialmente na zona ocidental da cidade. Entre os seus principais monumentos, destacam-se a Catedral Metropolitana, o Teatro Nacional, o Palácio Nacional e a Torre Cuscatlán, entre outros. A criminalidade é um dos seus principais problemas, assim como a poluição.

Economia
É o centro económico e cultural do país, concentrando cerca de metade da sua riqueza. Da sua produção industrial, destacam-se os têxteis, a cerveja, o tabaco e os sabonetes. Apesar de a cidade ser rica no contexto do país, a pobreza continua a ser um problema sério, já que as disparidades económicas são grandes.
Como referenciar: San Salvador in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 10:40:22]. Disponível na Internet: