Sandra Brown

Escritora norte-americana, Sandra Brown nasceu a 12 de março de 1948 em Waco, no estado do Texas. Acompanhou a família na sua mudança para Fort Worth, onde passou a infância, tendo sido encorajada à leitura, e revelando desde cedo propensão e predileção pela invenção de histórias de imaginação.
Em 1966 ingressou no curso de Estudos Ingleses da Universidade Cristã do Texas mas, dois anos depois, interrompeu os seus estudos, pouco antes de se casar. Retomou-os porém na Universidade do Estado de Oklahoma e, posteriormente, na Universidade do Texas, em Arlington, de onde se diplomou.
Começou então um percurso profissional diversificado, que incluiu posições como atriz de teatro, gerente de loja de artigos cosméticos, modelo fotográfico e apresentadora de televisão. Dispensada das suas funções em 1979, tomou a decisão de se tornar romancista profissional. O seu primeiro livro, Loves's Encore, apareceu assim em 1981, cerca de treze dias antes da publicação do seu segundo, Love Beyond Reason (1981). Utilizando o pseudónimo de Rachel Ryan, a autora apresentava obras do género de literatura de cordel que constituíram um sucesso de vendas modesto mas significativo nos meios femininos.
Em 1990, ao cabo de quase meia centena de livros publicados com diversos pseudónimos, Sandra Brown decidiu vocacionar a sua escrita para trabalhos de género literário reconhecido, dando ao público Mirror Image (1990), esforço que lhe valeu a aclamação da crítica e o consequente alento para prosseguir. O romance contava a história de uma mulher que sobrevive a um acidente aeronáutico e que, após ter sido submetida a uma operação plástica reconstrutiva, ganha as feições da esposa de um candidato ao Senado norte-americano, vendo-se por isso no meio da trama de um atentado.
Também em 1990 inaugurou uma série de romances dedicados a uma família texana que edificou uma gigantesca fortuna através da captação petrolífera, e que em muito se assemelhava à popular saga televisiva 'Dallas'. Texas! Chase (1991) e Texas! Sage (1991) foram alguns dos volumes que acresceram ao sucesso de Sandra Brown como escritora de romances de intriga.
Mantendo-se sempre prolífica, publicou também Envy (2001), The Crush (1992) e The Thrill Of Victory (2003).
Como referenciar: Sandra Brown in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 03:09:23]. Disponível na Internet: