São Francisco de Assis

Religioso italiano, fundador da Ordem dos Franciscanos, Francisco, embora batizado originariamente com o nome João, terá nascido em 1181 ou 1182, na cidade de Assis, e morrido a 4 de outubro de 1226, na mesma cidade.

A infância e a adolescência terão sido vividas regularmente, como qualquer outro jovem da sua idade, embora cedo demonstrasse uma apetência especial pela meditação e pelo sossego.
As vinte anos, foi feito prisioneiro na guerra contra Perúsia, tendo ficado gravemente doente durante o cárcere. Já restabelecido, foi armado cavaleiro e chegou a combater, comandado por Gualter de Brienne.

Conta-se que terá sido durante a noite, enquanto sonhava, que Francisco "ouviu" o chamamento que o faria mudar de vida. Embora o seu pai fosse um conhecido e bem-sucedido comerciante e a sua mãe uma distinta senhora de origem francesa, Francisco renunciou a toda a vida material e familiar. Restaurou várias igrejas e começou a pregar ao povo das cidades, imitando na sua simplicidade a humilde vida de Cristo. Amava a natureza de uma maneira geral e os animais de forma particular, a vida em sociedade e os pobres.

Deixou alguns escritos, de entre os quais se destaca o belo Hino ao Sol. O seu modo de vida caridoso tornou-o uma figura especialmente venerada.

Foi canonizado a 16 de julho de 1228, por Gregório IX, dois anos após a sua morte.
Como referenciar: São Francisco de Assis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 09:38:13]. Disponível na Internet: