sáurio

Subordem de animais da ordem dos escamosos, constituída por 20 famílias e cerca de 3700 espécies. É um grupo muito diversificado, incluindo espécies de vida terrestre, subterrânea, aquática, arbórea e aérea. Possuem tipicamente quatro patas, algumas vezes reduzidas ou ausentes, e pálpebras móveis. Todos os sáurios têm as costelas ligadas ao externo e caixa torácica. Na sua maior parte são ovíparos, embora algumas espécies sejam ovovivíparas ou vivíparas. Alimentam-se principalmente de insetos e pequenos invertebrados. Alguns são herbívoros.
O género Lacerta corresponde aos lagartos e lagartixas comuns. Os gecos (Geko gecko) têm as patas com ventosas que lhes permite trepar e podem produzir sons com órgãos vocais. As iguanas (Iguana iguana) são grandes lagartos tropicais, que podem atingir o comprimento de 2 metros. O monstro de Gila (Heloderma suspectum) é um lagarto que vive nos desertos norte-americanos e é o único com dentes venenosos cuja mordedura pode ser mortal. Os varanos ou monitores são grandes lagartos carnívoros que vivem na Ásia e África. O dragão de Komodo pode medir cerca de 3 metros de comprimento.
Os camaleões (Chamaelo chamaeleon) são arborícolas, com cauda preênsil e dedos oponíveis podendo trepar.
Habitam nas regiões temperadas e tropicais, quer nos continentes quer nas ilhas.
Como referenciar: sáurio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-23 03:29:38]. Disponível na Internet: