savana

A savana tem geralmente um clima quente e seco, exceto no verão, em que há chuvas torrenciais. A temperatura mantém-se acima dos 18 oC durante todo o ano. Situa-se entre as florestas equatoriais e os desertos secos.
As savanas, que alguns autores consideram como pradarias tropicais da América do Sul e, em particular, de África, estão situadas entre as florestas equatoriais e os desertos secos. Numerosas espécies de herbívoros são encontradas nas savanas. Contudo, esta concentração não ocasiona grande competição alimentar, pois as diferentes espécies ocupam nichos diferentes. Isto significa que cada espécie tem as suas preferências alimentares, utilizando na alimentação plantas diferentes ou órgãos diferentes das mesmas plantas. A grande presença de herbívoros proporciona a presença de grandes e pequenos carnívoros, alguns deles necrófagos (comedores de cadávares).
Encontra-se também grande variedade de insetos, como gafanhotos, térmites e formigas.
As aves, quer granívoras, quer insetívoras, são numerosas. Os répteis também abundam. Entre as plantas encontram-se principalmente gramíneas, elevando-se até cerca de 1 metro de altura, que são denominadas popularmente por capim, e ainda raros arbustos e grupos de árvores.
Como referenciar: savana in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 07:44:07]. Disponível na Internet: