Segway

O Segway Human Transporter, da autoria de Dean Kamen, é um transportador humano que tem por objetivo revolucionar a forma como as pessoas se deslocam. Apresentado a 3 de dezembro de 2001, o Segway é o primeiro transportador humano auto-equilibrado e movido por energia elétrica. Este aparelho suscitou a curiosidade generalizada da Comunicação Social e da Comunidade Científica mesmo antes de ser lançado oficialmente. Durante o ano que antecedeu a sua apresentação oficial, este projeto era conhecido pelos nomes "Ginger" ou "It" (Coisa).
O Segway Human Transporter consiste numa pequena trotineta, com medidas que não ultrapassam o corpo de um adulto de estatura média, e tem a capacidade de emular o equilíbrio humano. Ocupa o mesmo espaço que um pedestre e pode ir aos mesmos locais alcançados através de uma caminhada. Este transportador humano poderá ser a solução para deslocações entre pequenas distâncias e, desta forma, reduzir os níveis de poluição nas grandes cidades e diminuir os engarrafamentos de trânsito. A redução dos níveis de poluição e a qualidade de vida são, aliás, duas preocupações sempre presentes nas invenções de Dean Kamen. O Segway tinha, inicialmente, uma autonomia de cerca de 30 quilómetros e uma velocidade máxima de perto de 30 km/h. As suas baterias levavam cerca de seis horas para recarregar totalmente. Ao contrários das trotinetas comuns que têm uma roda na frente e outra atrás, o Segway apresenta as duas rodas lado a lado e no meio destas encontra-se a plataforma onde o seu utilizador coloca os pés.
O transportador apresenta um sistema de direção totalmente inovador e que interage com o comportamento do seu condutor. Se o condutor se inclinar para a frente, o Segway acelera, e para travar faz-se o movimento inverso. Para além do transporte humano, a primeira versão deste aparelho permitia o transporte de carga de pequenas dimensões, com peso não superior a cerca de 150 quilos.
As aplicações iniciais do Segway HT, primeiramente lançado para fins comerciais, previam a sua utilização sobretudo em grandes superfícies industriais e comerciais, armazéns, turismo, segurança pública, universidades e estações de correio.
Como referenciar: Segway in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 17:35:41]. Disponível na Internet: