Seinfeld

Série televisiva humorística norte-americana criada por Larry David e Jerry Seinfeld e produzida pela Castle-Rock Entertainment para a NBC. Estreou a 5 de julho de 1989 e a sua última exibição foi a 14 de maio de 1998. Teve na sua totalidade 180 episódios de 30 minutos cada, mais um episódio especial. Tornou-se uma das séries de maior audiência nos anos 90 nos Estados Unidos da América.
Jerry Seinfeld é o protagonista, interpretando-se a si próprio, um comediante de sucesso que usa os acontecimentos de que é rodeado como material para os seus momentos de comédia. A premissa da série é a de seguir o dia a dia de Jerry e dos seus amigos, enquanto trocam ideias e discutem várias situações bizarras e estranhas que acontecem na sua cidade: Nova Iorque. Muitos episódios são passados no apartamento de Jerry, em Manhattan. O seu restrito círculo de amigos é composto por George Louis Costanza (Jason Alexander), o seu melhor amigo, careca, neurótico e inseguro, que acumula vários empregos; Elaine Marie Benes (Julia Louis-Dreyfus), a ex-namorada de Jerry, que um dia volta a entrar na sua vida, uma mulher vistosa que diz sempre o que pensa; Cosmo Kramer (Michael Richards), o vizinho excêntrico que passa a vida a entrar-lhe pelo apartamento para falar dos seus problemas; e Newman (Wayne Knight), um vizinho intrometido.
O êxito da série deve-se ao argumento muito bem escrito e ao facto de retratar apenas a vida mundana de algumas pessoas. Reflete de uma forma magnífica as atividades e as relações afetivas das pessoas normais. Originalmente, era intitulada The Seinfeld Chronicles, tendo como objetivo mostrar onde um comediante vai buscar o material para os seus shows. Incluía clips dos shows de Jerry no início e no final de cada episódio. Mais tarde, o nome da série reduziu-se a Seinfeld, os clips tornaram-se cada vez menos frequentes e o programa passou a basear-se essencialmente na vida das suas personagens. Muitas das situações descritas na série são baseadas em factos da vida real dos seus dois criadores, Jerry e Larry.
Ao longo dos anos, obteve algumas nomeações e prémios, incluindo o ASCAP para Melhor Série desde 1994 a 1999, e vários Emmys.

Como referenciar: Seinfeld in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 07:20:34]. Disponível na Internet: