Sequeira Costa

Pianista português, José Carlos Sequeira Costa nasceu em 1929, em Vilarouco, concelho de S. João da Pesqueira, Trás-os-Montes.
Desde muito cedo, começou a estudar música e teve como professor José Viana da Mota. Depois, aperfeiçoou os seus conhecimentos com Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Fevrier.
Em 1946, ganhou o Grande Prémio da Cidade de Paris no Concurso Internacional de Piano Marguerite Long. Com 27 anos, criou o Concurso Internacional de Música Viana da Mota e, em 1958, foi convidado por Dimitri Shostakovich para júri do 1.º Concurso Internacional de Tchaikovsky, em Moscovo, sendo, na altura, o mais jovem membro do júri da história da competição. Posteriormente, foi júri de prestigiados concursos internacionais e professor em master classes em todo o mundo. Amigo pessoal de Sviatoslav Richter, Sequeira Costa conseguiu trazer este pianista a Portugal, em 1969, e fez parte do júri do 1.º Concurso Internacional Sviatoslav Richter, em 2005. A partir de 1976, ocupou o lugar de Cordelia Brown Murphy Distinguished Professor of Piano, na Universidade de Kansas, nos Estados Unidos da América.
Sequeira Costa realiza concertos e digressões, atuando em importantes palcos internacionais, como Carnegie Hall (Nova Iorque), Kennedy Center (Washington), Vienna Musikverein (Viena), Suntori Hall (Tóquio). No seu reportório discográfico, o pianista interpreta sobretudo Ravel, Chopin, Schuman, Viana da Mota, Rachamaninov e Beethoven.
Como referenciar: Porto Editora – Sequeira Costa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-24 05:00:18]. Disponível em