série eletroquímica

A série eletroquímica, também designada por série eletromotriz, consiste numa série de elementos químicos dispostos por ordem dos seus potenciais de elétrodo. O elétrodo de hidrogénio é tomado como tendo potencial de elétrodo zero. Os elementos que possuem maior tendência que o hidrogénio para perder eletrões para as suas soluções são considerados eletropositivos. Aqueles que ganham eletrões das suas soluções estão abaixo do hidrogénio na série e são designados eletronegativos.
A série indica a ordem segundo a qual um metal desloca um outro nos seus sais. Os metais eletropositivos deslocam o hidrogénio dos ácidos. Os principais metais e o hidrogénio colocados por ordem crescente na série são: potássio, cálcio, sódio, magnésio, alumínio, zinco, cádmio, ferro, níquel, estanho, chumbo, hidrogénio, cobre, mercúrio, prata, platina, ouro.
Como referenciar: série eletroquímica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 06:24:24]. Disponível na Internet: