servomecanismo

O servomecanismo consiste num dispositivo que permite multiplicar o esforço do condutor de uma máquina ou veículo, no acionamento de alguns mecanismos que o requeiram, como, por exemplo, a direção e os freios de um automóvel, proporcionando um trabalho maior do que o que obteria por acionamento manual direto.
Os mecanismos deste género podem ser hidráulicos, pneumáticos ou por vácuo. No caso da direção assistida (servodirecção) de um automóvel ou camião existe uma bomba hidráulica acionada pelo próprio motor, dotada de um depósito de óleo especial e de um circuito que aciona um êmbolo levando-o a deslocar-se num sentido ou noutro segundo o movimento desejado pelo condutor.
Servomotores que funcionam de acordo com este princípio encontram, por exemplo, nos comandos de regulação das turbinas de grandes centrais elétricas, nos comandos do leme de grandes navios e nas hélices de passo variável. Exemplos de sistemas servomotores pneumáticos ou por vácuo encontram-se nos freios dos comboios em que a ação do maquinista, determinada pela manobra de um simples manípulo, dá lugar à criação dos enormes esforços exercidos sobre os cepos do freio de todas as rodas de todos os veículos da composição, em simultâneo e numa escala impossível de alcançar pelo simples esforço manual. Nos grandes conjuntos rodoviários de transporte de carga (trator reboque) o sistema de servofreio funciona também por aplicação deste mesmo princípio.
Como referenciar: Porto Editora – servomecanismo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-23 22:46:05]. Disponível em