Seu Jorge

Ator e cantor brasileiro, Jorge Mário da Silva nasceu a 8 de junho de 1970, no Rio de Janeiro. Exerceu vários ofícios, tendo começado muito novo, aos 10 anos, como funcionário de uma borracharia. Após a morte de um dos seus irmãos, Seu Jorge vagueou na rua durante cerca de três anos, sem ter onde morar. Um convite de Paulo Moura, clarinetista, foi a rampa de lançamento para a vida artística: convidado a participar num teste de voz para um musical, encenaria, a partir daí, mais de vinte peças com a companhia do Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aprendendo simultaneamente novos ofícios como cenografia e produção musical.
Fez parte da banda Farofa Carioca, que lançou o CD Moro no Brasil, em 1998.
Tem participado na gravação de numerosos álbuns, juntamente com outros artistas, assim como na elaboração de bandas sonoras, destacando-se a do filme realizado por Wes Anderson The Life Aquatic With Steve Zissou, com canções de David Bowie.
O seu primeiro álbum a solo, Samba Esporte Fino, foi editado em 2001, e em 2004 foi lançado Cru.
Com algumas aparições no cinema, Seu Jorge integrou a equipa de atores de Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles; The Life Aquatic With Steve Zissou (Um Peixe Fora de Água, 2004), de Wes Anderson; e Casa de Areia (2005), realizado por A. Waddington.
Como referenciar: Porto Editora – Seu Jorge na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-03 15:51:34]. Disponível em