Shakira

Cantora colombiana nascida a 9 de fevereiro de 1977, em Barranquilla. Aos 13 anos, Shakira Isabel Mebarak Ripoll deixa a sua família e muda-se para Bogotá, com o sonho de se tornar uma modelo. Em vez disso, consegue um contrato discográfico com a Sony e torna-se cantora.
Em 1991 edita o seu álbum de estreia intitulado Magia, totalmente composto por si. Assim como o seu trabalho seguinte, Peligro (1993), mas o disco não obtém grandes resultados, levando Shakira a tentar a sua sorte como atriz.
Após uma passagem, em 1994, pela soap-opera "El Oasis", a cantora decide regressar, um ano depois, ao mundo da música. Em 1995 grava Pies Descalzos e a sua popularidade começa a crescer, muito graças ao single "Estoy Aqui", que teve uma forte passagem na rádio, chegando mesmo ao número um dos tops de música latina. Como que em efeito de catadupa, o álbum começa a gerar êxitos atrás de êxitos com os temas "Dónde Estas Corazón?", "Antologia", "Pienso en Ti", "Um Poco de Amor" e "Se Quiere, Se Mata".
Com tudo isto, o álbum Pies Descalzos acaba por chegar ao topo dos mais vendidos em oito países, vendendo mais de quatro milhões de cópias.
Três anos depois, Shakira está de volta com Los Dónde Estan los Ladrones?, seguido de MTV Unplugged, em 2000.
No mesmo ano, a cantora é distinguida com um prémio Grammy na categoria de Melhor Desempenho Vocal Feminino Pop para o tema "Ojos Asi" (incluído no álbum Los Dónde Estan los Ladrones?) na primeira edição dos Prémios Grammy Latinos.
Em 2001 Shakira regressa com mais um álbum, intitulado Laundry Service, o primeiro cantado em inglês. O disco catapultou-a em definitivo para o estrelato, além dos mercados latinos. Os mega-êxitos "Whenever, Wherever" e "Underneath Your Clothes" mereceram um enorme destaque nas rádios e televisões, conseguindo marcas comerciais de grande monta. O álbum atingiu a tripla platina, menos de um ano depois do lançamento.
Depois de conquistar o mundo, a cantora regressou em 2004 com Live & Off The Record, um registo ao vivo, com um DVD, preparando o terreno para nova edição de originais.
Em 2005, lança os álbuns Oral Fixation Vol. 1 e Oral Fixation Vol. 2, de onde se extraíram vários singles de sucesso entre os quais se destacam "La Tortura", dueto com Alejandro Sanz, "Don't Bother" ou "Hips Don't Lie" com a participação de Wyclef Jean.
No ano seguinte participou no festival Rock in Rio realizado em Lisboa.

Como referenciar: Shakira in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-31 23:28:53]. Disponível na Internet: