Shere Hite

Sexológa e feminista norte-americana, Shere Hite nasceu a 2 de novembro de 1942, em St. Joseph, no estado do Missouri.
Em 1967, obteve o mestrado em História pela Universidade da Flórida e inscreveu-se na Universidade de Colúmbia, para realizar o doutoramento em História Social. Mas não apresentando os requisitos exigidos por esta universidade, Shere Hite veio a obter o doutoramento pela Universidade de Nihon, em Tóquio (Japão) e o doutoramento em Sexologia Clínica pela Universidade de Maimonides, em North Miami Beach, estado da Flórida (EUA). Foi professora em várias universidades, em todo o mundo, tais como Harvard, Sorbonne, Colúmbia, Cambridge, Oxford, entre outras. Entre 1972 e 1978, foi diretora do Projeto Sexualidade Feminista da Organização Nacional para as Mulheres. Shere Hite é diretora do Hite Research International.
Partindo dos estudos biológicos sobre sexo de William Masters/Virgínia Johnson e Alfred Kinsey, Shere Hite estuda a sexualidade feminina, o comportamento psicossexual e as relações sexuais. Considera que é necessário compreender a construção cultural e pessoal da experiência sexual para se proceder a uma investigação de valor sobre o comportamento sexual fora do laboratório. O seu trabalho mais conhecido é o relatório Hite, publicado nos EUA, em 1976, no qual apresenta um vasto estudo, realizado através de questionários e testemunhos de 3000 mulheres. Debruça-se sobre a sexualidade feminina, abordando questões como a masturbação, o orgasmo e os limites do prazer feminino durante o coito.
Shere Hite publicou vários artigos e livros dos quais se destacam Sexual Honesty, by Women, For Women (1974), The Hite Report on Female Sexuality (1976), The Hite Report on Men and Male Sexuality (1981, O Relatório Hite sobre Sexualidade Masculina), Fliegen mit Jupiter (1993), Sex & Business (2000, Sexo & Negócios).
Como referenciar: Shere Hite in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-20 12:00:51]. Disponível na Internet: