shockwave

Tecnologia lançada pela empresa norte-americana Macromédia, Inc., em 1995, e que possibilita a inclusão de objetos multimédia nas páginas Web.
Os conteúdos shockwave podem ser vistos na Web através dos populares Web browsers (navegadores), que usam a tecnologia chamada Shockwave Player. Para que essa visualização seja possível, é necessário que os Web browsers possuam um Shockwave Plug-in, programa que se auto-integra nesses browsers. O shockwave possibilita aos programadores a criação de conteúdos Web ricos em objetos multimédia independentemente da velocidade de acesso à Net e garante que esses conteúdos são visualizados com a mesma performance e funcionalidade nos sistemas operativos Windows e Macintosh.
A ferramenta utilizada para a criação de objetos shockwave é o Diretor da Macromédia, Inc. Depois de criados, esses objetos são comprimidos com uma aplicação chamada Afterburner. Finalmente, o objeto está pronto a ser incluído na página Web, todavia o que se insere nessa página não é o objeto em si, mas sim uma referência para o ficheiro shockwave.
A tecnologia shockwave suporta áudio, animações, vídeo e comportamentos que atuam, por exemplo, com os movimentos do rato.
Como referenciar: shockwave in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 08:30:13]. Disponível na Internet: