SIG

Sistemas de Informação Geográfica - SGI/GIS - são tecnologias de geoprocessamento que lidam com informação de carácter geográfico, na forma de dados geográficos. Permitem aceder ao conhecimento, à posição geográfica e às características e atributos de entes espaciais, como por exemplo solos, rios, casas, transportes, etc. Algumas destas ferramentas relacionam os dados, cruzando-os, aproximando-os, sobrepondo-os e outros tipos de manipulação que possibilitam análises espaciais. Estas características conferem aos SIG a sua grande capacidade de apoiar processos de tomada de decisões no âmbito espacial. A sua capacidade de abordagem do espaço tornou esta ferramenta uma das mais atrativas para um grande número de profissionais, das mais diversas áreas do conhecimento.
Correspondem a bases de dados com um dado volume de informação, possibilitando a sua utilização simultânea e cruzada com quaisquer outras bases de dados com características semelhantes. É possível escolher o nível de informação até onde se pretende ir e ter acesso a uma grande variedade de produtos on-line, com dados detalhados e atualizados em múltiplas áreas. Mesmo as atividades de lazer podem usufruir e tirar bons proveitos da existência de SIG. Com uma base "recheada" de informações e a partir de um quiosque interativo, qualquer um de nós pode aceder, por exemplo, a informações do tipo: existência de salas de exposições na área em que nos encontramos, o tipo de exposição patente, os restaurantes que existem nas imediações, tipos de pratos que neles são servidos, contactos para reserva de mesa, a distância que temos de percorrer até à localidade mais próxima, o percurso para aceder até à farmácia de serviço, etc. Os SIG têm sido aplicados em múltiplas áreas, tais como em empresas de topografia, aerofotometria, cartografia, sensoriamento remoto, empresas de consultoria em engenharia, empresas e órgãos estatais, planeamento, administração e um sem-número de outras empresas relacionadas com as mais diversas áreas.
Como referenciar: SIG in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-16 06:16:12]. Disponível na Internet: