Silvestre II

Papa francês, chamado Gerberto de Aurillac, nasceu no seio de uma humilde família por volta do ano 945, tendo estudado em Aurillac e em Ripoll.
No ano de 970 foi para Roma, onde a sua ciência cativou o papa João XIII e o imperador Otão I, sendo tão protegido por ele e pela sua família que Otão III obrigou o papa Gregório V a doar-lhe o poder sobre as terras pertencentes ao antigo Exarcado e a Pentápolis como ressarcimento da retirada de Gerberto da arquidiocese de Reims, no âmbito da questão que provocou graves contendas no tempo do papa João XV.
Foi mandado para Reims como professor da escola da catedral, sob a proteção do bispo Adalberão, e foi mais tarde nomeado abade de Bobbio por Otão II, para se ocupar da biblioteca que estava ser formada naquela abadia. Regressou depois a Reims, tornando-se uma preciosa ajuda para Adalberão e Hugo Capeto. Tornou-se posteriormente conselheiro de Otão III, e em 998 bispo de Ravena.
Conhecido, por conseguinte, pela sua profunda sabedoria, foi apresentado como candidato à sucessão de Gregório V pelo imperador Otão III, a conselho do abade Odilo de Cluny.
Quando ascendeu ao papado confirmou a posse da sede de Reims a Arnoldo, e desenvolveu os esforços de reforma dos costumes eclesiásticos, entre os quais o nepotismo, o concubinato e a troca de serviços por dinheiro (simonia).
O bom entendimento entre o papa e o imperador conseguiu criar uma perfeita articulação entre os respetivos poderes, do que resultou uma grande eficácia de ação por todo o império.
No início do ano 1001 houve uma revolta em Roma, provocada por aqueles que viam o seu poder ameaçado por este raio de ação harmonioso e alargado, sendo por conseguinte, tanto o papa como o imperador, obrigados a fugir.
Um ano depois Silvestre II regressou, passando no entanto a exercer apenas os deveres de presbítero porque o seu sustentáculo, Otão III, tinha falecido, tendo caído o poder de Roma nas mãos de João II Crescêncio.
Dotado de um grande conhecimento sobre astronomia e matemática, escreveu uma Introdução à geometria.
Como referenciar: Silvestre II in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-23 07:53:35]. Disponível na Internet: