símbolos nacionais

São os símbolos que oficialmente representam uma nação e um estado soberano. No caso português, são, de acordo com a Constituição, a bandeira (aprovada em 1910 pela República) e o hino "A Portuguesa" (da autoria de Alfredo Keil). Para determinados efeitos (prestação de honras militares, por exemplo), a pessoa do presidente da República é-lhes equivalente.
No caso de certos países, uma determinada divisa é também incluída no conjunto dos símbolos nacionais. É o que se verifica, por exemplo, com a França, que assim considera a divisa "Liberdade, Igualdade, Fraternidade", historicamente originária da Revolução Francesa. O Brasil incorpora na própria bandeira uma divisa, "Honra e Progresso".
Em muitos países, a legislação prevê a penalização criminal de manifestações de desrespeito pelos símbolos nacionais. Por vezes, o desrespeito pelos símbolos oficiais estrangeiros é igualmente punido por lei.
Como referenciar: símbolos nacionais in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 01:49:39]. Disponível na Internet: