Simpsons

A série televisiva humorística de desenhos animados Simpsons estreou nos Estados Unidos da América em janeiro de 1990. As personagens foram criadas em 1987 por Matt Groening e inicialmente apareciam em pequenos sketch de trinta segundos no programa "Tracy Ullman Show". Os Simpsons ficaram logo aí mundialmente famosos e tiveram direito a um programa especial de Natal em 1989, com a duração de trinta minutos. A experiência correu bem e algumas semanas depois, a 14 de janeiro de 1990, a série arrancou com episódios semanais de meia hora.

A família Simpson, à volta da qual se desenvolve toda série, foi criada em apenas 15 minutos, enquanto Matt Groening esperava por uma entrevista com o produtor James L. Brooks. Os nomes das personagens foram tirados da própria família de Groening, exceto Bart Simpson, a figura principal.
Os Simpsons constituem uma típica família da classe média norte-americana, que vive na pequena cidade de Springfield. O pai, Homer, trabalha como inspetor de segurança na central nuclear, enquanto a mãe, Marge, é uma doméstica que tenta manter o equilíbrio e a paz na família. Os três filhos são Bart, Lisa, e Maggie. Bart tem dez anos e passa a vida a fazer o que não deve e a meter-se em enrascadas. A sua irmã Lisa tem a mesma idade, mas é mais bem comportada, inteligente e filosófica. Passa muito do seu tempo a tocar saxofone. A bebé Maggie passa a vida de chupeta na boca a observar a família.

Para além da família Simpson, entra na série uma legião de personagens, como o avô Abe Simpson, o comerciante indiano Apu, o bêbado Barney, o terrível senhor Burns, dono da central nuclear, o palhaço Krusty, Milhouse, o amigo de Bart, Ned Flanders, o vizinho, e Skinner, o diretor da escola. Muitas das expressões utilizadas na série passaram a fazer parte do vocabulário de pessoas em todo o mundo, como aconteceu com "Aye Caramba", "Eat My Shorts" e "D'oh!".

As vozes das personagens são um dos pontos fortes da série e entre as pessoas que colaboram nesta tarefa destaca-se o ator norte-americano Hank Azaria, que entrou no filme Godzilla. Vários atores, cantores e outras personalidades bastante conhecidas já acederam a fazer participações especiais em episódios da série, dando voz à sua própria personagem. Estão nessa situação Michael Jackson, Elizabeth Taylor, Sting, Bette Midler, Luke Perry, tal como grupos rock como The Red Hot Chili Peppers e Aerosmith.

Os admiradores dos Simpsons podem seguir também as aventuras da família em banda desenhada através das revistas lançadas pela editora de Matt Groening, a Bongo Comic Group, responsável também por coleções como Bartman Comics, Krusty Comics, Lisa Comics e Itchy & Scratchy Comics. Aproveitando a fama das personagens, foram também lançados produtos como livros, copos, vídeos, toalhas, roupa e canetas.

Os Simpsons têm sido alvo dos mais variados prémios, como, por exemplo, os Emmy, ASCAP Film and Television Music, American Comedy e Annie.
Como referenciar: Simpsons in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-23 01:40:23]. Disponível na Internet: