síndroma de kwashiorkor

O kwashiorkor é uma doença que pode ser enquadrada no grupo das síndromas de má nutrição. A sua origem deve-se a uma dieta desequilibrada, pobre em prótidos, muito embora possa existir uma ingestão diária suficiente de calorias, provenientes de outras fontes alimentares, como, por exemplo, os glícidos.
Este quadro clínico surge, principalmente, na primeira infância, entre os seis meses e os 3 anos de idade, sendo o segundo ano de vida o período de maior vulnerabilidade, devido ao facto de ocorrer o desmame, transitando o bebé para uma nova alimentação que não consegue fornecer-lhe o conteúdo pro-teico necessário, numa altura em que a necessidade de prótidos (nutriente com funções plásticas) é elevada, face às necessidades do período de crescimento e desenvolvimento muscular da criança.
A designação kwashiorkor engloba uma série de outros termos, que são usados nas diversas regiões do Mundo para descrever a mesma deficiência. Alguns autores distinguem entre o kwashiorkor (deficiência de ingestão proteica, não acompanhada de carência calórica) e défice calórico-proteico, quando o kwashiorkor surge em simultâneo com uma alimentação também pobre em calorias. Esta síndroma é frequente, sobretudo em regiões marcadas pela fome - espalhadas, principalmente, pela África e Ásia -, onde existe uma carência alimentar generalizada, mas, também, em regiões onde, não existindo propriamente situações de fome, ocorrem deficiências alimentares, traduzidas numa alimentação feita à base de cereais e com ausência ou quantidade insuficiente de leite, ovos, carne, peixe ou qualquer outro tipo de alimentos com elevado teor proteico.
Os sintomas do Kwashiorkor apresentam alguma variação, mas, no entanto, são quase universais a perda de peso, edema, atraso do crescimento, perda de massa muscular e alterações psicomotoras. O edema surge, normalmente, associado a uma baixa da albumina no sangue, que assim vê baixar o seu potencial osmótico, perdendo-se plasma para os tecidos, que incham. Pode ainda surgir apatia, falta de apetite e alterações na cor da pele (clareamento) e da estrutura capilar.
O tratamento é feito através de uma dieta adequada.
Como referenciar: síndroma de kwashiorkor in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 02:03:25]. Disponível na Internet: