síntese abiótica da matéria orgânica

Na primeira metade do século XX foram realizadas algumas experiências para simular em laboratório o ambiente da Terra primitiva. Em princípios dos anos cinquenta, Harold Urey, que estudava as atmosferas redutoras, estava fortemente convencido de que a atmosfera gasosa terrestre primitiva era fortemente redutora e constituída, principalmente, por metano, hidrogénio, amoníaco e vapor de água. Foi a partir desta mistura que Stanley Miller, jovem colaborador de Urey, fez uma experiência histórica.
Miller montou um dispositivo e simulou nele algumas condições que se admitiria terem existido na atmosfera primitiva. Submeteu a mistura a descargas elétricas de alta voltagem e verificou no fim da experiência que novas moléculas de compostos orgânicos, entre os quais vários aminoácidos, e outras moléculas básicas da vida se tinham formado. Esta experiência iniciou a reconstituição experimental de uma possível evolução química pré-biológica.
Como referenciar: síntese abiótica da matéria orgânica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 11:23:27]. Disponível na Internet: