sinusite

É uma inflamação, bastante comum, da mucosa que reveste os seios da face (espaços vazios entre os ossos do crânio e do rosto, ligados por pequenos canais à parte do fundo do nariz), a qual é responsável pela produção do muco que lubrifica as vias aéreas e remove pó e partículas do ar inspirado.
A sinusite pode ser crónica ou aguda (episódica), purulenta ou não, podendo ter origem em constipações ou alergias (rinite, por exemplo).
Os sintomas caracterizam-se por uma sensação de pressão atrás dos ossos faciais (maxilar, frontal, etmoidal e esfenoidal), aumento da congestão nasal, ocorrência de um muco verde-amarelado e dor na palpação dos seios da face.
O tratamento passa por antibióticos comuns, descongestionantes, mucolíticos e inalações, para drenar o catarro. Os raios-X ou tomografia computadorizada dos seios faciais são um meio de diagnóstico eficaz.
Como referenciar: sinusite in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 03:23:08]. Disponível na Internet: