sismonastia

A sismonastia é um movimento nástico (independente da direção do estímulo) provocado por um distúrbio mecânico como, por exemplo, uma pancada.
Os movimentos sismonásticos baseiam-se na capacidade da planta rapidamente transmitir um estímulo a células sensitivas, situadas numa parte do seu corpo, capazes de responder à sensação do toque. Uma planta que apresenta respostas evidentes a este estímulo é uma espécie de acácia (Mimosa pudica) que aproxima as folhas quando é sujeita a um pequeno toque. Esta aproximação verifica-se durante cerca de 15 a 30 minutos e está relacionada com a ocorrência de sinais elétricos que se deslocam ao longo do pecíolo e são transformados num estímulo químico que torna as membranas mais permeáveis aos iões potássio.
As células que são afetadas denominam-se células motoras. Nas plantas sensitivas estas células estão localizadas na base do pecíolo. O movimento dos iões potássio altera a turgescência da célula e provoca a sismonastia. Estes movimentos sismonásticos são importantes para as plantas que os possuem pois podem afastar os insetos que delas se alimentam e distrair a atenção de outros herbívoros.
Como referenciar: Porto Editora – sismonastia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-15 20:58:02]. Disponível em